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Nina Guerra (Moscovo, 1950). Em 1972 fez mestrado na Faculdade de Letras da Universidade Estatal Mikhaíl Lomonóssov de Moscovo, cátedra de línguas românicas e germânicas. Em Moscovo, trabalhou na Editorial Progresso (redacção de edições em espanhol e em português); na Editorial APN (redacção de edições em língua portuguesa); na Editora Literatura para Crianças (trabalhos de análise e escolha de obras literárias escritas em espanhol e português e tradução de livros para crianças do espanhol e português). Desde 1990 vive em Portugal. Trabalhou como intérprete no Teatro São Carlos, preparou, em colaboração com o seu marido Filipe Guerra, programas de rádio dedicados a escritores russos, traduziu filmes na Cinemateca de Lisboa. Em 1995-1998, trabalhou como revisora e tradutora (inglês-português, em colaboração com Filipe Guerra) na Editorial Estampa. Em 1996, saiu o primeiro livro traduzido do russo para português por Nina Guerra e Filipe Guerra: Óssip Mandelstam, Guarda Minha Fala para Sempre – colectânea de poesia e prosa do grande poeta. Desde então, dedicou-se à tradução da literatura clássica russa. Em 2002, Nina e Filipe Guerra receberam o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores e do Pen-Clube Português pelas traduções das obras de Dostoiévski e Tchékhov. Além de fazer traduções literárias, colaborou com teatros, participou em colóquios e programas de televisão dedicados à literatura russa, fez palestras sobre Dostoiévski e Gógol para leitores portugueses. Em 2012, Nina Guerra e Filipe Guerra receberam o prémio especial do júri da revista LER/Booktailors pelas suas traduções literárias.

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Doutorado em Filosofia — Epistemologia e Filosofia do Conhecimento — (2012) pela Universidade Nova de Lisboa, licenciou-se em Filosofia (2004) e em Direito (1998) pela Universidade de Coimbra.

Investigador Pós-Doc (FCT) do Instituto de Filosofia da Nova, estuda as questões estéticas, epistemológicas e éticas da utilização da experiência sonora no contexto das práticas artísticas contemporâneas. Como membro da CulturLab, tem contribuído com trabalhos sobre Arte, Crítica e Experiência Estética, centrando-se sobretudo nas questões relativas à experiência da cidade.

Entre outras publicações e artigos, destaque para: tradução, apresentação e notas de Antoine Arnaud & Pierre Nicole, A Lógica ou A Arte de Pensar, colecção «Textos Clássicos», Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2016; Maria Filomena Molder, Diana Soeiro & Nuno Fonseca (Eds.), «Morphology: Questions of Method and Language», Lisbon Philosophical Studies – Uses of Language in Interdisciplinary Fields, Vol. 3, Bern, Berlin, Bruxelles, Frankfurt am Main, New York, Oxford, Wien: Peter Lang AG, Internationaler Verlag des Wissenschaften, 2013; Nuno Fonseca, «Hitting the ‘Play’ Button: the aesthetic values of videogame experience» in Itinera - Rivista di filosofia e di teoria delle arti, nº 11 (2016), pp. 75-96; Fonseca, Nuno, «Dar a ouvir a cidade: o valor estético das paisagens sonoras quotidianas» in Interact: Revista Online de Art, Cultura e Tecnologia, # 22-23 (Fevereiro a Julho 2015).

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