É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2012), professora associada na Universidade Lusófona e investigadora integrada no CICANT — Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. É diretora do Doutoramento em Comunicação e Ativismos da Universidade Lusófona — Centro Universitário do Porto. As suas áreas de investigação são o género, feminismos, ativismos, interseccionalidade, media e comunicação. Tem publicado em revistas e livros nacionais e internacionais, participado em conferências e projetos de investigação e ação, quer como investigadora quer como consultora. É investigadora principal dos projetos FEMglocal — Movimentos feministas glocais: interações e contradições (PTDC/COM-CSS/4049/2021)e Vozes em Rede: participação de mulheres em processos de desenvolvimento (COFAC/ILIND/ CICANT/1/2021). Integra ainda, como investigadora e consultora, outros projetos de investigação nacionais e internacionais. É coordenadora do grupo de Investigação e Políticas do GAMAG — Global Alliance on Media and Gender e faz parte da direção da APEM — Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Integra a Comissão de Ética da ECREA e o Conselho de Opinião da RTP.
Carlos Bunga (Porto, 1976) vive e trabalha em Barcelona. Estudou na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha. Participou na Manifesta 5 em San Sebastián; inSite_05 no San Diego Museum of Art; 14th Carrara International Sculpture Biennial; 29.ª Bienal de São Paulo; e Artes Mundi 6 em Cardiff. Expôs individualmente em inúmeros museus: Museo de Arte Contemporánea de Vigo (2009), Pérez Art Museum Miami (2009), Pinacoteca do Estado de São Paulo (2010), Hammer Museum, Los Angeles (2011), Museu Serralves, Porto (2012), Museo Universitario de Arte Contemporáneo, Mexico City (2013), Museo Amparo, Puebla (2014), Haus Konstruktiv Museum, Zurich (2015) e MACBA – Museu d’Art Contemporani de Barcelona (2015).
Fotografia: © Gonçalo Rosa Silva [pormenor]
Nasceu em Lisboa, em 1982. É investigadora contratada no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde coordena o projecto «ORION – Orientalismo Português». Ensinou durante dois anos na Universidade de Pisa e concluiu, em 2012, um doutoramento na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que resultou na obra Migração Silenciosa – Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contemporânea (2016). Tem seis livros de poesia publicados: Prefloração (2006), A Metamorfose das Plantas dos Pés (2008), Bailias (2010), Marsupial (2014), Achamento, com Marta Bernardes (2015) e Livro Redondo (2019). Para os mais pequenos escreveu O Dom da Palavra (2016).
É professora auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigadora do CIES-IUL (Centro de Pesquisa e Estudos em Sociologia). Atualmente é presidente do Departamento de Sociologia da UBI. Os seus interesses da pesquisa são género e cidadania; mobilidades, transportes,e desigualdades; trabalho e organizações. O seu doutoramento analisou as áreas metropolitanas portuguesas utilizando o paradigma das mobilidades. Está particularmente interessada na relação entre mobilidades rurais e transfronteiriças e o desenvolvimento local. É presidente da Comissão de Igualdade da UBI (CI-UBI) pelo que trabalha as temáticas do género, ensino superior e investigação numa abordagem de investigação-ação ao mesmo tempo que se dedica ativamente a atividades de gestão de mudanças organizacionais e de intervenção social na comunidade local.
Coordenadora do projecto Falso Movimento — Estudos sobre escrita e cinema, é professora auxiliar no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. O seu livro A Forma do Meio. Livro e Narração na Obra de João Guimarães Rosa foi publicado em 2011 pela Unicamp (Brasil). No âmbito do projecto editou com José Bértolo A Escrita do Cinema: Ensaios (Documenta, 2015), com Tom Conley Falso Movimento: Ensaios sobre escrita e cinema (Cotovia, 2016) e, com Francisco Frazão e Susana Nascimento Duarte, uma antologia da crítica de Serge Daney (O Cinema que faz escrever: textos críticos, Angelus Novus, 2015).
Professora associada com agregação do departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia, é investigadora integrada do HERCULES, unidade de investigação da qual é também vice-diretora. Doutorada e agregada em Química, tem nos últimos anos desenvolvido a sua investigação sobretudo no estudo material de bens patrimoniais. Entre 2007 e 2010 foi coordenadora do projeto REMATAR — à descoberta dos Tapetes de Arraiolos (PTDC/HAH/64045/2006) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No âmbito deste projeto coordenou uma equipa que fez o estudo material de uma seleção de Tapetes do Museu Nacional de Arte Antiga, tendo identificado não só os corantes naturais e mordentes utilizados no tingimento das lãs, mas também as alterações cromáticas que ocorreram nos tapetes devido à fotodegração dos corantes utilizados. Para além do estudo material de têxteis históricos tem estado envolvida no estudo de materiais arqueológicos, nomeadamente cerâmica e restos osteológicos de animais e humanos por forma a contribuir para a identificação dos modos de vida das comunidades que viviam no sul de Portugal durante o Neolítico. Enquanto investigadora tem também colaborado em vários projetos científicos com temáticas relacionadas com a salvaguarda do ambiente, e o desenvolvimento de novas metodologias analíticas para o controle de qualidade e certificação de produtos agroalimentares.
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