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CURT MEYER-CLASON, UM HOMEM SINGULAR
23-11-2016
Escrever sobre Curt Meyer-Clason (Ludwigsburg, 1910 -Munique, 2012) é recordar um homem singular. Um escritor singular. Saliento escritor, de que os Diários Portugueses (trad. João Barrento, ed. Documenta, 2013) são a prova. Aí encontra-se condensada uma visão de Portugal, uma visão de estrangeiro (amigo e estrangeirado), um olhar atento sobre a sociedade, as mentalidades e a cultura portuguesas. Um retrato de uma experiência de vivência...
O RISO DE MOZART MÚSICA PINTURA CINEMA LITERATURA / SOB A PELE
23-11-2016
Para Sousa Dias, tal como para Deleuze («Não nos falta comunicação, antes pelo contrário, temo-la em excesso, falta-nos criação. Falta-nos resistência ao presente» (Gilles Deleuze), o carácter vergonhoso do nosso tempo encontra-se na comunicação.
MESSALINA
23-11-2016
O estilo de Messalina é um desfilar orgíaco de brilhos, volumes, texturas e aromas. Um banquete sobrecarregado e faustoso para os sentidos.
O FOGO-FÁTUO
23-11-2016
Deduzimos da belíssima capa deste curto volume o honesto prenúncio do que lá encontraremos dentro: o desesperante vazio pintado por uma literatura estilisticamente exemplar onde o diálogo assume importante parte da noção fotográfica da obra, a narrativa o seu espectro meditado com raro fulgor.
A LIBERDADE OU O AMOR
18-10-2016
«No amor ainda acredito no maravilhoso», confessa o narrador deste autêntico poema em prosa, narrativa fantástica, desafio estético ao moralismo... em suma, demonstração da vitalidade da prosa surrealista em 1924.
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