«[…] escrita e imagem aparecem simultâneas ao olho interpretante. É a justaposição das duas que abre espaço a renovadas leituras e, por conseguinte, ao pensamento.»
[Elisabete Marques e Rita Benis]
O presente volume é uma antologia de ensaios resultante de uma série de encontros abertos ao público, realizados no Outono de 2018, em formato de seminário, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Enquadrado no âmbito das actividades do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o seminário constituiu um espaço partilhado de debate e reflexão sobre as relações entre a escrita e a imagem. Era um dos seus propósitos promover, a partir dos dois termos titulares, o questionamento e a análise das correspondências e das tensões entre diferentes práticas artísticas, bem como averiguar os efeitos dessa problematização na discussão de géneros, hierarquizações, categorizações, identificações. Cremos que o livro dá corpo a essas mesmas preocupações. Nos diversos ensaios que o compõem, assiste-se à investigação das contaminações ou intercâmbios entre diversos media, ao estudo de objectos híbridos, ou à observação da coexistência dos dois regimes, visível e dizível, aquando da recepção dos objectos.
A organização deste livro, como não poderia deixar de ser, acompanha as confluências descobertas nos diferentes contributos. Tendo-se observado que as propostas oscilavam entre duas artes, a saber, o cinema e a poesia, optámos por criar duas secções, «Escrita e cinema» e «Poesia e imagem». Conforme se poderá adivinhar, estas partes não poderão deixar de exibir afinidades e cruzamentos, não existindo um limite estrito e rígido entre elas. Tal característica não corresponde, a nosso ver e de acordo com a nossa motivação original, tanto a uma fragilidade quanto à abertura a sentidos e a pensares.
[Elisabete Marques e Rita Benis]