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COM A NOITE DE PERFIL — ENSAIOS SOBRE EUGÉNIO DE ANDRADE
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15.00€
AUTOR
SINOPSE

Federico Bertolazzi: «[Assinalando o centenário de Eugénio de Andrade], reúno neste livro os ensaios que a ele dediquei nos últimos vinte anos e que tenho publicado de forma dispersa. Quer, esta, ser a minha homenagem ao poeta que tão grande papel, involuntariamente, teve nas mais importantes escolhas que fiz.»

 

A poesia de Eugénio de Andrade revela, ao longo da sua evolução, uma tendência para a concentração verbal, a expressão breve em núcleos, que, mesmo em textos longos, pode ser vista numa concisão de fragmentos abrindo-se sobre o real, absorvendo-o e transfigurando-o. Chamarei, aqui, brevitas a esse tipo de concentração, querendo utilizar a forma etimológica como paradigma da busca das origens da língua, comparando-a àquela busca que, paralelamente e em termos de linguagem, Eugénio de Andrade faz no sentido de uma pureza que fosse originária, uma criação com características de primordialidade.

O retorno a esta matriz da linguagem representa uma das direcções do percurso poético de Eugénio que, pelo menos idealmente, diz aspirar a uma síntese capaz de conter o máximo de significado: «o silêncio é a minha maior tentação». O silêncio como máxima forma expressiva que seja síntese e fim daquelas palavras tão «gastas, envelhecidas, envilecidas» que se tornaram num «vício torpe», que seja único significante para todos os significados, que represente uma espécie de empíreo dantesco das palavras em que a candura da «luce intellettuale» seja a cor branca em que se fundem todas as cores, para que a poesia possa ser «branco no branco».

[Federico Bertolazzi]

Data:
Abril de 2024
Acabamento:
Brochado, com badanas
Formato:
16 x 22 cm
Páginas:
184
EAN:
9789895681204
OBSERVAÇÕES

Com o apoio da Cátedra Agustina Bessa-Luís e do Dipartimento di Storia, Patrimonio Culturale, Formazione e Società da Universidade de Roma Tor Vergata.

 

Os ensaios «Gosto de muros brancos, de praças quadradas», «Paisagem e sexualidade», «Língua e poética», «Breves observações sobre o uso dos plurais em Eugénio de Andrade» e «Carnadura concreta» foram traduzidos por Ana Natividade.


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