0,00€
CRÓNICAS: IMAGENS PROFÉTICAS E OUTRAS - 4.º VOLUME
07-09-2016

A cultura servida como uma memória prodigiosa e o fulgor da inteligência

 

Não são poucas as vezes que questiono o mau destino que concedemos a certos textos, ditos crónicas, artigos de jornal e revista, que grandes figuras da literatura publicaram e que tratamos como produto interessante mas não de primeiríssima classe. Sucedeu assim com Ramalho Ortigão ou Fialho de Almeida, Raúl Brandão ou Eça de Queiroz, vai sucedendo com José Saramago ou António Lobo Antunes. As colectânas de textos avulsos são para saborear e arrumar na estante. E ponto final.

Grande ilusão, há nestes articulistas textos luminosos, tão ou mais indispensáveis daqueles que encontramos no romance ou novela, só que estão marcados pelo labéu de prosa efémera, datada, circunstancial.

Vem isto a propósito de crónicas sublimes, de leitura obrigatória, publicadas com o título "Crónicas: Imagens proféticas e outras", por João Bénard da Costa, Sistema Solar, 2015. Em muitos casos, quem vê capas e vê títulos das obras não se pode aperceber do tesouro que é posto à sua disposição. Este João Bénard da Costa, que foi professor, um dos fundadores de uma revista de referência das décadas de 1960 e 1970, O Tempo e o Modo, um porta-voz do catolicismo de vanguarda, que presidiu aos destinos da Juventude Universitária Católica, que ficou conhecido como o senhor cinema, escrevia admiravelmente, possuía uma cultura muito bem digerida e ruminada, daí a viagem que lhe oferecem estas crónicas que publicou no jornal Público, em 2007. Visita museus, disserta sobre santos e evangelistas, terá conhecido como ninguém o cinema desde o período mudo, foi um melómano que nunca esqueceu o poder vital de vozes e talentos, nunca escondeu a profunda admiração pelo cinema de Manoel de Oliveira, não conheço nenhum outro leigo que tenha escrito tão vibrantemente sobre a Páscoa, a maior de todas as festas, fez licenciatura em Históricas e Filosóficas, deixou marcas, bem sulcadas, na sua cultura [...]

 

Beja Santos, in O Templário, 25 de Agosto de 2016

RECEBA AS NOVIDADES!
SUBSCREVA A NEWSLETTER E ESTEJA SEMPRE A PAR DE NOVIDADES E PROMOÇÕES
REDES SOCIAIS
© 2014. Sistema Solar. Todos os Direitos são reservados - Política de Privacidade | Livro de Reclamações Digital
design bin?rio