José A. Palma Caetano
Nasceu em Vidigueira a 19 de Março de 1931 e morreu em Viena a 9 de Junho de 2021.
Licenciou-se em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1959 e doutorou-se em Germanística pela Universidade de Viena em 1981.
Em 1962 tornou-se leitor de Português na Universidade de Viena, desempenhando essas funções no Instituto de Romanística (até Setembro de 1979) e no Instituto de Formação de Tradutores e Intérpretes, onde passou a professor contratado em Outubro de 1983, cargo que exerceu até se ter aposentado, em 1996. Entre 1969 e 1984, Palma Caetano foi também leitor de Português na Universidade de Graz.
Na Áustria fundou, em 1965, o Clube dos Amigos de Portugal (nome mudado em 1979 para Sociedade Austro-Portuguesa), que tinha por objectivos cultivar a língua e a cultura portuguesas e contribuir para o estreitamento das relações entre os dois países.
É autor de vários livros de ensaio e poesia, bem como de artigos publicados em revistas e colectâneas de estudos. Entre os livros que publicou conta-se Vidigueira e o Seu Concelho – Ensaio Monográfico, editado pela Câmara Municipal de Vidigueira, que agraciou então o autor com a Medalha de Honra do Município. Publicou Relações entre Portugal e a Áustria – Testemunhos Históricos e Culturais (em colaboração com Ludwig Scheidl) e Um Laço de Amizade entre Portugal e a Áustria (Assírio & Alvim).
O trabalho que Palma Caetano desenvolveu a nível das culturas portuguesa e austríaca valeu-lhe a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, bem como a Insígnia de Ouro por serviços prestados à República da Áustria (Goldenes Ehrenzeichen für Verdienste um die Republik Österreich).
Graças às suas magníficas traduções, obras de grandes autores como Thomas Bernhard, Peter Handke e Hugo von Hofmannsthal estão disponíveis para o leitor português.