O amor pelas coisas abre o reino das mercadorias. Esse amor é exibido em todas as dimensões do espaço público das nossas cidades, basta abrirmos «os olhos para que todo o espaço entre o nosso corpo e o horizonte seja uma única e infinita exposição de mercadorias». Ou talvez seja o inverso, talvez sejam as mercadorias — entidades misteriosas, como lembrava Marx — que abrem novas possibilidades para a expressão do amor, sendo a publicidade a sua proclamação e o seu conto moral. Nas palavras de Emmanuel Coccia: «No presente livro tentei reconhecer, por detrás de um fenómeno invasivo e omnipresente, que foi quase exclusivamente descrito como produção de um impreciso mal social, os termos de uma moral positiva enquanto facto apoiado numa lógica de produção, de busca e de jouissance de um bem específico».
O Bem nas Coisas – A publicidade como discurso moral foi publicado por ocasião da vinda do autor a Portugal para o lançamento do livro e a conferência «What should we learn from Advertising? The Moral Iconography of the Contemporary World» na Biblioteca de Serralves, a 10 de Janeiro, o cocktail de lançamento do livro e apresentação da colecção «Disciplina sem nome» na Fundação Carmona e Costa, a 11 de Janeiro, e a conferência «Life in Images. Advertising and the Invention of Lifestyle», no Pequeno Auditório da Culturgest, no dia 12 de Janeiro de 2017.
O Bem nas Coisas é o IV volume da colecção «Disciplina sem nome», dirigida por Pedro A.H. Paixão para a editora Documenta; um projecto editorial sobre pensamento e teoria de desenho da Fundação Carmona e Costa e Sistema Solar | Documenta.
Em colaboração com a Fundação Carmona e Costa.