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É doutorada em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris (2001), e agregada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2013). É professora catedrática e vice-reitora para a Internacionalização da Universidade Lusófona e investigadora integrada no CICANT — Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. As suas áreas de investigação são: sociologia da comunicação e do acontecimento; teorias do espaço público e públicos; redes e activismo. É autora de livros, a saber Espectadores e Públicos Activos (2015) e A Configuração dos Acontecimentos Públicos. O Caso República e as Manifestações nos Açores em 1975 (2006), assim como de capítulos de livros e de artigos científicos nacionais e internacionais. Organizou o n.º 10 da revista Caleidoscópio, com o título Dimensões do Acontecimento. Configuração, Mediação, Tempo e Experiência (2011), e foi co-editora dos livros Netativismo (2017); Expressões Visuais Disruptivas no Espaço Público (2021); Ativismo em Rede e Plataformas Colaborativas (2022) e do n.º 13 da revista Communication, Technologies et Développement (2023).

 

 

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Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil (Mira, 22 de julho de 1965) é uma académica portuguesa. É asexta reitora da Universidade Católica Portuguesa, nomeada pela Congregação para a Educação Católica a 26 de setembro de 2016, por proposta do Magno Chanceler da instituição, D. Manuel Clemente, 17.º Patriarca de Lisboa. Tomou posse a 28 de outubro de 2016. É presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), desde 2018. Professora catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é mestra em Estudos Alemães pelas mesmas instituições. Estudou na Ludwig Maximilian Universität, em Munique, Baviera, e na Universidade de Chicago, em Chicago, Illinois, doutorando-se em Estudos Alemães na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, da qual foi diretora entre 2005 e 2012, tendo contribuído para o desenvolvimento de uma estratégia de especialização inteligente para a unidade, sobretudo nas áreas de Comunicação e Cultura, e pelo alargamento da relação com o mundo empresarial nestes setores. Com mais de 150 trabalhos publicados, o seu trabalho de investigação tem contribuído para a definição do campo dos Estudos de Cultura. Na gestão universitária, tem-se destacado no desenvolvimento da estratégia de internacionalização e investigação da Universidade, da qual foi vice-reitora entre 2012 e 2016 e responsável pelos pelouros de Investigação e Internacionalização. Criou e coordenou entre 2014 e 2015 a rede de colaboração entre a Universidade e o sector cultural, onde se incluiu o Mestrado em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, considerado como o terceiro melhor Mestrado de Gestão das Artes a nível mundial. Pertence e tem ocupado cargos de gestão em diversas associações científicas nacionais e internacionais, das quais se destacam a ICLA (International Comparative Literature Association) e a ICA (International Communication Association). Foi professora convidada em diversas Universidades, entre as quais se contam a Universidade de Munique, a Universidade Ca’Foscari de Veneza, a Houston School of Film da National University of Ireland, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade de São José, em Macau. Foi investigadora visitante do Wissenschaftskolleg, em Berlim, e do Freeman Spogli Institute for International Studies da Universidade de Stanford. Desde 2010 tem o título de Honorary Fellow da School of Advanced Studies da Universidade de Londres. Coordenou o Research Leadership Forum da Global Federation of Competitiveness Councils(GFCC). É ainda membro do European Council of Foreign Relations, do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e presidente do Conselho de Administração da Fundação UCP.

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É professora auxiliar na área de Comunicação Estratégica no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa desde 2017, investigadora integrada no ICNOVA e colaboradora no LabCom.

Doutora (2012) em Ciências da Comunicação pela UBI com uma tese sobre a linguagem persuasiva da publicidade na televisão, é diretora da Rhetorikê, revista digital de Retórica e coeditora de três livros sobre Retórica. Ivone Ferreira tem ainda vários artigos publicados, com destaque para três artigos indexados em SCOPUS. Em 2019, foi editora convidada da revista Media & Jornalismo (n.º 34), dedicada à publicidade.

Docente no ensino superior desde 2009, foi coordenadora da licenciatura em Comunicação Social da ESE de Viseu no biénio 2014-2016. É coordenadora do GT de Publicidade da SOPCOM (2019-2021), organizou em 2020 as I Jornadas Internacionais de Publicidade, numa parceria UNL, UM, UFP, Universidade Complutense de Madrid e ESPM-Porto Alegre.

Faz parte da equipa do projeto europeu «A-PLACE Linking places through networked artistic practices (Creative Europe — 607457-CREA-1-2019-1-ES-CULT- -COOP2)».

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