0,00€
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
 

Nasceu em Lisboa (1980).

É licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, especialização em Comunicação Cultural pela LUMSA – Libera Università Maria Ss. Assunta, Roma, Itália, e mestre em Gestão Cultural pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Colaborou com o departamento de curadoria e gestão da colecção e com o departamento de educação artística do CAM (Museu Gulbenkian), Fundação Calouste Gulbenkian, com a direcção da Galeria Paulo Amaro Contemporary Art (uma das primeiras galerias a antecipar o actual hub cultural do Beato), e desde 2010 colabora com a Fundação EDP nas áreas de investigação, curadoria e programação educativa em museus.

É coordenadora do Serviço Educativo do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Livros relacionados
 

Vive e trabalha em Paris. Foi professor auxiliar convidado do Departamento de Arquitectura, na Universidade Autónoma de Lisboa; trabalhou como professor auxiliar convidado do Mestrado de Gestão de Mercados de Arte (ISCTE, Lisboa); foi presidente da Secção Portuguesa da Associação International dos Críticos de Arte (AICA); director de programação do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2007-2010) – Colecção António Cachola, que tinha organizado em 1999; participou em numerosos júris de exposições e Prémios de Arte em Portugal, Espanha e Brasil; em numerosas conferências em Portugal, Espanha, México, Brasil, Rússia e França; colaborou na imprensa como crítico de arte entre 1984 e 2001 (no jornal Público foi responsável pela secção de artes plásticas entre 1990-2000); tem também colaboração em revistas especializadas portuguesas e internacionais (Arte Ibérica, Flash Art, Neue Kunst in Europa, Spazio Umano, Arena...). É consultor artístico e responsável pela programação de exposições da Fundação EDP, desde 2000, onde organizou mais de uma centena de exposições e catálogos; organizador dos Prémios de Arte da Fundação EDP (Prémio EDP – Novos Artistas e Grande Prémio EDP); responsável pela Colecção de Arte da Fundação EDP; comissário e coordenador do Programa da Fundation EDP «Arte e Arquitectura em Barragens»; comissário e coordenador do Programa de Arte Pública do Parque de Escultura Contemporânea do Parque Almourol (Vila Nova da Barquinha); projecto de intervenção na paisagem na zona da Barragem do Alqueva (Aldeia da Luz/Museu da Luz); é comissário de numerosas exposições individuais e colectivas em museus nacionais e internationais (Espanha, França, Rússia, México, Brasil).

Livros relacionados
 
 
 

Professor auxiliar no Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. É membro integrado da unidade de investigação PRAXIS — Centro de Filosofia, Política e Cultura da Universidade da Beira Interior. Director do 2.º Ciclo de Estudos em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Universidade da Beira Interior. Director da colecção Ta Pragmata — Livros de Filosofia Prática, da editora LabCom.IFP. Co-director da LusoSofia, Biblioteca On-line de Filosofia e Cultura. Publicação recente: (co-editor com António Bento e José Maria Silva Rosa), Secularização e Teologia Política, Lisboa, Documenta, 2019 (domingues@ubi.pt).

Livros relacionados
 

Doutorado pela Universidade de Lisboa (2019). É investigador do Centro de Estudos Comparatistas, onde integra o projecto RIAL — Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura, que co-fundou. Publicou, na Documenta, Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2016), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020). Co-organizou os volumes A Escrita do Cinema: Ensaios (com Clara Rowland, Documenta, 2015), Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (com Fernando Guerreiro, Húmus, 2019) e Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano (com Fernando Guerreiro e Clara Rowland, Bookbuilders, 2020). Com Margarida Medeiros, editou o n.º 53 da Revista de Comunicação e Linguagens, dedicado ao tópico «Photography, Cinema, and the Ghostly».

Livros relacionados
 

Nasceu na Covilhã, em 1950.

É investigador integrado do CIAC — Centro de Investigação em Artes e Comunicação e professor coordenador jubilado do Departamento de Cinema da ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema, instituição em que, entre 1981 e 2020, lhe coube também desempenhar cargos de direcção, nomeadamente como vogal da Comissão Instaladora e como director do Departamento de Cinema.

Estudou Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Université Libre de Bruxelles (ULB). Formou-se em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Fez o Curso de Cinema da Escola de Cinema do Conservatório Nacional. É doutorado em Psicologia, especialidade de Psicanálise, pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU).

Na sequência da formação em cinema e de uma primeira experiência profissional na Equipa TV/Cinema da Secretaria de Estado da Emigração (1977-1978), na actividade profissional no cinema exerceu várias funções, com destaque para as de produtor na Trópico Filmes (1985-1995).

Como bolseiro do governo italiano, desenvolveu no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma (1979-1981) uma investigação sobre «Ponto de vista em cinema e neo-realismo cinematográfico», trabalho que prosseguiu, a par de toda a sua actividade docente, na sua tese de doutoramento focada na experiência fílmica enquanto experiência paradoxal do espectador.

No âmbito da representação internacional do Departamento de Cinema que, desde 1990, assegurou no CILECT — Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision, foi membro do Comité Executivo do GEECT — Groupement Européen des Écoles de Cinéma et de Télévision (1993-1997) e membro do Comité de Acompanhamento do projecto VISIONS — Atelier europeu de Realização documental dedicado à formação e produção de projectos de documentário (1992-1999), participando na reflexão sobre o ensino do cinema e nas actividades promovidas no seio destas associações em que estão filiadas as mais importantes escolas de cinema.

Para além de artigos em jornais e revistas, publicou, na Documenta, Empatia e Alteridade: A Figuração Cinematográfica como Jogo (2014), Se Confinado Um Espectador: O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior (2022), Do Álbum Que Me Coube em Sorte — O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior (2023), Entre o Granito e o Arco-Íris — O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior (2024) e editou, com Manuel Guerra, Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis (2020).

Livros relacionados
 
 

Professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecciona Filosofia Social e Política e História das Ideias na Europa Contemporânea. Doutorou-se em Filosofia Política na FLUL, com uma dissertação sobre James Madison. Trabalha num pós-doutoramento sobre federalismo, no horizonte da filosofia política moderna e contemporânea. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Publicou diversas obras e artigos sobre teoria política, entre as quais Filosofia Kantiana do Direito e da Política (co-editor, CFUL, 2006), Razão e Liberdade. O Pensamento Político de James Madison (Esfera do Caos, 2012) e Challenges to Democratic Participation. Antipolitics, deliberative democracy and pluralism (co-editor, Lexington Books, 2014).

Livros relacionados
 

Nascido em Lisboa (1952), em 1972 partiu para Paris, onde estudou filosofia (licenciatura e mestrado) e se doutorou, na Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne (1982), com uma tese sobre as Investigações Lógicas de Edmund Husserl, orientada por Jean Desanti. Residiu na Alemanha, a partir de 1980, para preparar o doutoramento no Husserl-Archiv da Universidade de Colónia, e, em seguida, para estudos de pós-doutoramento na Universidade de Wuppertal, sob a orientação de Klaus Held, animador, na altura, de um importante centro de estudos fenomenológicos. É nesta universidade que inicia a sua actividade docente como professor de filosofia, tendo sido encarregado de seminários sobre filosofia francesa contemporânea (Bergson, Sartre, Merleau-Ponty, Foucault) e clássica (Descartes, Pascal).

Regressou a Portugal (1994) e, até à aposentação (2019), desenvolveu a sua actividade docente e de investigação na Universidade da Beira Interior, onde foi professor associado de filosofia, leccionando filosofia contemporânea, em particular fenomenologia, ética e pensamento político. Juntamente com João Paisana e Pedro Alves, fundou (2002) a Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica (AFFEN). Criou (2003) e coordenou até 2015, na Universidade da Beira Interior, o Instituto de Filosofia Prática, unidade de investigação reconhecida e financiada pela FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Foi coordenador principal de dois projectos de investigação financiados pela FCT: «Filosofia e Comunicação» (2001-2003) e «Practical Rationality, Judgment and Moral Motivation» (2014-2015, projecto internacional, no âmbito de uma cooperação entre as unidades de investigação Instituto de Filosofia Prática (UBI) e Philosophies Contemporaines (Universidade de Paris I). As suas áreas nucleares de investigação são a fenomenologia — com publicações sobre Merleau-Ponty, Hans Blumenberg, Heidegger e Jan Patočka —, a ética e a filosofia política (em particular Aristóteles).

Entre as suas publicações podem ser referidos os livros O Mundo e o Tempo, Covilhã, Ta pragmata, 2007 e Introdução à Ética, Lisboa, Documenta, 2012, e quatro publicações mais recentes: «Notas sobre três emoções políticas: compaixão, amizade e ódio», in Ângelo Milhano; Fernanda Henriques (orgs.), Entre Mundos — Liber Amicorum para Irene Borges Duarte, Lisboa, Colibri, 2022; «Existence et éthique dans la philosophie de Patočka», in Jocelyn Benoist; Renaud Barbaras (orgs.), Phénoménologie et psychanalyse. Hommage à Guy-Félix Duportail, Paris, Hermann, 2021; «A forma e o apeiron», in Anabela Gradim; André Barata (orgs.), Palavras-Ensaio, Covilhã, UBI, 2022; «Communauté, individu, système: la question de la forme de vie dans la société des individus et des systèmes», in André Barata; José Manuel Santos (orgs.), Formas de Vida / Forms of Life, Praxis, Covilhã, 2021.

Livros relacionados
 

Licenciatura, mestrado, doutoramento em Filosofia Medieval (2005) na Universidade Católica Portuguesa (UCP, Lisboa). De 1993 a 2002, professor na UCP em Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas, Ciências da Comunicação e Serviço Social. Desde 2002, docente na Universidade da Beira Interior (UBI, Covilhã). Actualmente Professor Associado e presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI. Foi Professor Bibliotecário da UBI de 2103 a 2017. Investigador em vários centros de investigação e membro de associações científicas nacionais e internacionais. Os seus principais interesses académicos situam-se nos domínios do Pensamento Antigo, Patrístico e Medieval (especialmente Santo Agostinho), Fenomenologia, História e Filosofia da Religião e Teologia Política. Entre 2013-2017 investigador da COST Action IS130: «New Communities of Interpretation: Contexts, Strategies and Processes of Religious Transformation in Late Medieval and Early Modern Europe». De entre livros publicados: Em Busca do Centro. Investigações sobre a Noção de Ordem na Obra de Santo Agostinho (Período de Cassicíaco), Lisboa, Universidade Católica Editora, 1999; O Primado da Relação. Da Intencionalidade Trinitária da Filosofia, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2007; (ed. e autor) Da Autonomia do Político. Entre a Idade Média e a Modernidade, Lisboa, Documenta, 2012; (ed. e autor com António Bento) Revisiting Spinoza’s Theological-Political Treatise, Georg Olms Verlag, Hildesheim-Deutschland/ Zürich-Suisse/New York-EUA, 2013; (ed. e autor com Ricardo António Alves) A Lã e a Neve de Ferreira de Castro. Releituras, Travessias, Metamorfoses, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2017; (ed. e autor com António Bento e José Domingues) Secularização e Teologia Política, Lisboa, Documenta, 2019 (jrosa@ubi.pt).

Livros relacionados
 
 
 
RECEBA AS NOVIDADES!
SUBSCREVA A NEWSLETTER E ESTEJA SEMPRE A PAR DE NOVIDADES E PROMOÇÕES
REDES SOCIAIS
© 2014. Sistema Solar. Todos os Direitos são reservados - Política de Privacidade | Livro de Reclamações Digital
design bin?rio